Enquete!
Qual a festa dos seus sonhos?
Casamento
Festa de Debutante
Aniversário
Bodas
Festa Surpresa
Outra
Ver Resultados










 Juridico.com 
Festas de Debutante (15 Anos)

O baile de debutantes surgiu em reinos europeus, sobretudo nos locais que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estreia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante era o romantismo, e sim a aliança entre família nobres.

As danças executadas em cada lugar onde a debutante era apresentada variavam de acordo com os costumes locais. Contudo, será a valsa que se tornará uma espécie de dança oficial de eventos sociais.

Essa tradição nobre de apresentar a filha para a sociedade se manteve com as famílias burguesas após a Revolução Francesa de 1789, e chegou com toda a força aos países colonizados, como Estados Unidos e Brasil. Aqui, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa.

Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivou tradições como a troca do vestido e as velas. Atualmente, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possui dois significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). À meia noite, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.


Fonte: Wikipédia

 

 

 

 

Esta festa é tão esperada pela maioria das garotas que estão prestes a completar seus 15 anos, e sempre tendo uma atenção especial para o vestido, este é o mais importante para que a debutante brilhe e noite toda.

Para dançar a valsa ou outro ritmo que a anfitriã desejar, geralmente é utilizado o vestido longo e após a dança a debutante vestirá um modelito curto, para aproveitar sua festa.

As cores são da preferência da aniversariante, sempre levando em consideração o tom da pele para que a cor harmonize com a mesma. A cor mais procurada é o rosa; os vermelhos, amarelos e azuis também possuem grande procura.

Atualmente usa-se o modelo tomara que caia, ou tomara que caia em formato de coração, mas se a anfitriã desejar um decote diferenciado poderá ser usado, sempre observando o corpo para não soar vulgar, com aspecto achatado etc.

 

A jovem pode usar e abusar das cores, sempre observando o tom de sua pele, o formato do rosto, o cabelo (tamanho, cor, estilo), formato do olho (cor, tamanho), sobrancelha e a cor do vestido.

A aniversariante poderá usar um tom com variações escuras, ou com muito brilho. E a novidade com relação às sombras, é a sombra flúor que brilha no escuro, tornando-se  fashion.

Quanto ao batom, a anfitriã tem que analisar em qual parte de seu rosto ela deseja que chame mais atenção, se for a boca, o batom pode ser mais ousado, mas a maquiagem nos olhos terão de ser leves, para que as cores harmonizem. Se os olhos forem o ponto forte, então o batom terá de ser em tons claros, como o rosa bebe.

 

 

 

Os sapatos variam de acordo com o perfil e gosto da aniversariante, mas combinando sempre com o vestido, também não quer dizer que se o vestido for vermelho o sapato tem obrigatoriamente que ser vermelho, pode ser de outra cor, mas que combine com o look.

Os mais utilizados são os sapatos com laços, mas os scarpins (sapatos fechados de bico e salto finos) são tradicionais e não ficam para trás.

 

A decoração é, geralmente, na cor que a debutante escolhe, tendo ela predominando entre os arranjos florais, as cortinas, as toalhas de mesa, etc. A decoração pode ser mais moderna, glamourosa, fina, rebuscada, extravagante, depende da personalidade da aniversariante e do tema escolhido para a festa.

 

 

A decoração das mesas geralmente leva nos detalhes as mesmas cores da decoração, no caso, escolhidas pela debutante. É essencial a presença de arranjos florais, mesmo que bem discretos ou super extravagantes.

 

 

O bolo e a decoração da mesa de doces também são importantes, pois mostram a personalidade da debutante. Por isso, depende muito de cada menina como ela prefere seu bolo. Podem ser bem grandes, delicados, meigos ou divertidos, mas tem que ter a cara da aniversariante.

 

 

Uma parte essencial da festa de Debutante que ninguém pensa muito no início é a entrada da aniversariante. Tem que ser escandalosa, chamar a atenção dos convidados para que todos apreciem a chegada da menina para a Valsa. É uma parte muito importante, é nessa hora que a menina realiza a valsa com o pai, o irmão, o avô, o padrinho e o príncipe, acrescentando que não é obrigatória a valsa com todos os listados acima, geralmente é só com o pai, o padrinho e o príncipe.

 

 

As 15 damas estarão vestidas com modelos iguais e da mesma cor harmonizados com o vestido da valsa da debutante, podem ser também da mesma cor, mas, de modelos diferentes de acordo com o tipo físico e preferência de cada uma delas.

Essa harmonização pode ser feita de mais de uma maneira:
• Tom sobre tom ou contrastante dentro de um limite, por exemplo: tons de roxo e vermelho são contrastantes e não ficam bem juntos.
• Princesa veste pink e damas vestem rosa claro, branco, prata, marfim ou dourado claro.
• Princesa de branco e damas de pink, lilás, vermelho, prata, azul.
• Princesa de lilás e damas de rosa claro, branco, marfim, verde água ou malva.

Outro detalhe que enriquece o modelo das damas é colocar faixa abaixo do busto ou na cintura em cores contrastantes, mas combinadas com o tom que a debutante veste. Outra opção muito atual é o modelo composto de mini-vestido por baixo com saia destacável... Passada a cerimônia as meninas tiram a saia e ficam com os mini-vestidos para curtir muuuito a balada com a debutante.

 

 

Não esqueça que, para os meninos, as gravatas geralmente combinam ou com a cor dos vestidos das 15 damas ou com algum adereço de seus vestidos, como no caso acima, as gravatas combinam com as faixas vermelhas dos vestidos.

 

 

A escolha da música também é vital. Não precisa ser necessariamente valsa, como nos tempos antigos, vai de cada debutante qual música prefere usar na hora da tão esperada valsa. Sugerimos bandas tocando ao vivo, com um pedido especial para a hora da valsa, tango, entre outros. Varia do estilo de cada aniversariante.

É isso! Se você está precisando de auxílio quanto à sua festa de Debutante e gostou das nossas idéias, entre em contato conosco pelos e-mail fornecidos na página 'Contatos'! Muito obrigada e esperamos ter ajudado (:

 

 

Equipe Sua Festa, Seu Estilo.



 
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net